Header Image
 
 
 
 
image
 

Aprovada em 1ª votação a ampliação da licença paternidade

 

 

 

A Câmara Municipal aprovou, em 1ª discussão, o Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município (PELOM) do nosso mandato que prevê a ampliação da licença paternidade dos servidores municipais, passando de 8 para 30 dias. O Projeto ainda precisa passar por nova votação para virar lei. Foram 39 votos favoráveis e apenas um contra.

 

No plenário, Renato Cinco saudou os colegas da casa pela votação favorável ao Projeto. “A Câmara manda uma bela mensagem para a sociedade do Rio de Janeiro, para que nós superemos as desigualdades de gênero”, destacou. Agora, é preciso aumentar a pressão para garantir a aprovação definitiva do PELOM. A Emenda não precisará ser sancionado pelo Prefeito.

 

Leia mais

 
 
 
 
 
image
 
 
 

Mulheres de luta!

 
 


Março de 2017, mês marcado pelo centenário da revolução russa e pelo legado de luta das mulheres. As protagonistas da marcha por paz, pão e terra na Rússia permanecem vivas naquelas que neste dia oito organizaram uma “Greve Internacional de Mulheres” em 57 países. No Rio de Janeiro, milhares de mulheres ganharam as ruas para dizer que não vão pagar pela crise.

 

Em discurso no plenário, Renato Cinco fez a leitura de uma carta, assinada pelas mulheres que trabalham e colaboram com o nosso mandato, explicando porque aderiram à paralisação. Cinco também aproveitou o mês de luta das mulheres para apresentar o requerimento da concessão da medalha Chiquinha Gonzaga para a jornalista Claudia Santiago, fundadora do Núcleo Piratininga de Comunicação.

 
 
   
 
 
 
 
image
 
 
 

Crivella pretende taxar aposentados e pensionistas

 
 


O novo presidente da Previ-Rio, Luiz Alfredo Salomão, mostrou a que veio já no dia de sua posse. Na segunda-feira (06), anunciou que pretende cobrar a contribuição previdenciária de 11% dos aposentados e pensionistas do município.

 

Com isso, Crivella sinaliza que pretende adotar a mesma política de arrocho e retirada de direitos implementada pelos governos federal e estadual. Diante disso, é preciso resistir. Está marcado, para quarta-feira (15), o “Dia Nacional de Lutas Contra a Reforma da Previdência”. Aqui no Rio, haverá um ato, com concentração na Candelária, a partir das 16h. Participe!

 
 
   
 
 
 
 
image
 
 
 

PSOL protocola ação no STF contra criminalização do aborto

 
 


Nesta semana, o PSOL ingressou com uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), no STF, para que o aborto não seja considerado crime até as doze primeiras semanas de gestação.

 

Atualmente no Brasil, a interrupção da gravidez é permitida somente nos casos de: risco de morte para a gestante; se a gravidez for decorrente de um estupro; e nos casos de fetos anencéfalos (sem cérebro). Nas demais situações, a gestante que fizer aborto pode ser presa por até três anos. A ação movida pelo partido pede que o Supremo reconheça a incompatibilidade dos artigos 124 e 126 do Código Penal, que criminalizam o aborto, com a Constituição Federal.

 
 
   
 
 
 
 
image
 
 
 

Debate "A guerra da água no Rio"

 
 


No dia 22 de março, às 18h30, nosso mandato vai promover, no plenário da Câmara Municipal, o debate "A guerra da água no Rio". A mesa do debate será formada por Ary Girota (delegado sindical da CEDAE), Nadja Castilho (professora da UERJ), Oscar Oliveira (liderança da guerra da água na Bolívia) e Renato Cinco.


Com pretexto de equilibrar as contas do estado, o governador Pezão está atacando o patrimônio da população fluminense. O mais simbólico destes ataques é a privatização da CEDAE. A presença do boliviano Oscar Oliveira vai proporcionar um importante exemplo de resistência contra esse tipo de ofensiva.

 
 
   
 
 
 
 
 

- Habitação popular: o vereador Renato Cinco deu entrevista ao jornal “Brasil de Fato” sobre habitação popular e mudanças no programa “Minha Casa, Minha Vida”. Ele aproveitou para falar do requerimento de CPI apresentado por seu mandato. (+)

 
 
 
 
 

- PSOL na rua: parlamentares do partido prestam contas de seus mandatos na próxima sexta-feira (10), às 12h30, na Praça Mário Lago (antigo Buraco do Lume).

- Marcha da Maconha: no sábado (11), acontecerá a primeira reunião de organização da Marcha da Maconha da Zona Oeste. A reunião começará às 16h20, na praça Tim Maia, no Pontal. (+)


- Samba na Cinelândia:
a próxima edição do bloco “O samba brilha!” será realizada no sábado (11) e terá como tema “Planeta Mulher”. Começará às 17h, na Rua Alcindo Guanabara, 15. (+)


- Ecossocialistas do PSOL:
o Setorial Ecossocialista do PSOL-RJ realizará uma plenária de mobilização e articulação na quarta-feira (15), às 18h30, na Rua Joaquim Silva, 56, Lapa. (+)


- Genocídio negro:
o Centro de Teatro do Oprimido, o IPEAFRO e a Editora Perspectiva se uniram para relançar o livro “O Genocídio do Negro Brasileiro”, de Abdias Nascimento. A atividade vai ocorrer na quinta-feira (16), às 19h, na Av. Mem de Sá, 31. (+)


- Contra o racismo:
de 6 a 27 de março, diversas atividades que integram os “21 dias de ativismo contra o racismo” acontecerão no Rio de Janeiro. Palestras, debates, e apresentações culturais fazem parte da programação. Confira! (+)


- Nova sede:
está marcada para o dia 17 de março, a partir das 18h, a inauguração da nova sede do Espaço Plínio, agora localizada na Rua da Lapa, 107. (+)

 

 
 
 
 
Facebook
Twitter
Pinterest
 

Entre em contato:

Mandato do Vereador Renato Cinco, Rio de Janeiro, PSOL.
Câmara Municipal, Pça Floriano, s/n, Cinelândia. Gabinete 503 - Anexo.
Telefone: 3814 2026.

 

www.renatocinco.com