Header Image
 
 
 
 
image
 

Debate “A guerra da água no Rio”

 

 

No dia 22 de março, às 18h30, nosso mandato vai promover, no plenário da Câmara Municipal, o debate "A guerra da água no Rio". A mesa do debate será formada por Ary Girota (delegado sindical da CEDAE), Alexânia Rossato (representante do MAB – Movimento dos Atingidos por Barragens), Oscar Oliveira (liderança da guerra da água na Bolívia) e Renato Cinco.

 

Com pretexto de equilibrar as contas do estado, o governador Pezão está atacando o patrimônio da população fluminense. O mais simbólico destes ataques é a privatização da CEDAE. A presença do boliviano Oscar Oliveira vai proporcionar um importante exemplo de resistência contra esse tipo de ofensiva.

 

Leia mais

 
 
 
 
 
image
 
 
 

Espaço Plínio de casa nova!

 
 

 

O Espaço Plínio de Arruda Sampaio já tem novo endereço (Rua da Lapa, 107) e será reinaugurado essa semana. Abriremos as portas para a militância do PSOL e dos mais diversos movimentos sociais de nossa cidade na sexta-feira (17), a partir das 18h.

 

O Espaço é uma extensão do nosso mandato ecossocialista e libertário e tem sediado, desde meados de 2015, diversas atividades de formação política, cineclubes e debates. Comemoraremos nosso retorno com o chorinho do Duo Zig Zag e roda de samba dos Cinco, com André Sodré e convidados. A entrada é franca e todas e todos são mais do que bem-vindos: sem preconceito, machismo, racismo e lgbtfobia.

 
 
   
 
 
 
 
image
 
 
 

Milhares de pessoas ocupam as ruas contra a reforma da previdência

 
 


Na última quarta-feira (15), milhares de pessoas ocuparam as ruas em todo o país em protesto contra a reforma da previdência. No Rio de Janeiro, a Av. Presidente Vargas foi ocupada por uma imensa passeata.

 

No plenário da Câmara Municipal, o vereador Renato Cinco comentou sobre algumas maldades da reforma da previdência que ainda foram pouco debatidas: “Além de todas as injustiças que estão sendo produzidas, a gente ainda pode ver uma situação desse nível: o trabalhador rural e os professores perderem o direito à aposentadoria especial, e os magistrados e promotores não,” declarou Cinco.

 
 
   
 
 
 
 
image
 
 
 

Cadê a política ambiental da Prefeitura?

 
 


Na última quinta-feira (16), em Audiência Pública com o Secretário Municipal de Conservação e Meio Ambiente, o vereador Renato Cinco cobrou dados sobre o planejamento do Poder Executivo para a área.

 

Em discurso, Cinco falou sobre a gravidade da crise ambiental, lembrando que a humanidade precisa buscar caminhos alternativos ao atual modelo de desenvolvimento predatório. "Não existe tema mais importante do que a estratégia para enfrentar o colapso ambiental", declarou.

 
 
   
 
 
 
 
image
 
 
 

Campanha “21 dias Contra o Racismo” ganha força no Rio de Janeiro

 
 


Há 57 anos, negras e negros da África do Sul levantavam-se contra o Regime do Apartheid. A manifestação marcaria o dia 21 de março de 1960, quando milhares de manifestantes foram agredidos pela polícia num ato de extrema covardia, barbárie que resultou em 69 mortos e mais de 180 pessoas feridas.


Para lembrar a data, foi instituído, em 1969, o “Dia Internacional Contra a Discriminação Racial”. Esse ano no Brasil, a negritude organiza desde o dia 6 de março os “21 Dias de Ativismo Contra o Racismo”, com iniciativas que questionam as desigualdades vivenciadas diariamente pela população negra. Até o dia 27 de março, a população carioca poderá participar de diversas atividades que integram a campanha.

 
 
   
 
 
 
 

- PSOL na rua: parlamentares do partido prestam contas de seus mandatos na próxima sexta-feira (17), às 12h30, na Praça Mário Lago (antigo Buraco do Lume).

- Marcha da Maconha: no sábado (18), às 16h20, acontecerá mais uma reunião de organização da Marcha da Maconha do Rio de Janeiro. A atividade vai acontecer na Praça XV. (+)


- Venha conhecer o PSOL:
na sexta-feira (17), às 18h30, haverá uma apresentação do PSOL na Zona Norte. A atividade será realizada em Honório Gurgel (Rua das Safiras, 242), em frente à estação de trem. (+)


- Democracia participativa na Venezuela:
na quinta-feira (23), acontecerá o lançamento do livro “Estado e democracia nos tempos de Hugo Chávez (1998-2013)”, de Mariana Bruce. A atividade será realizada, às 19h, na Livraria da Travessa de Botafogo. (+)


- Palestina livre:
na quinta-feira (23), acontecerá o lançamento do livro “Palestina: história de uma colonização”, publicado pela Edições Combate Socialista. A atividade será realizada, às 18h, no IFCS (sala 106). (+)


- Homenagem à Claudia Santiago:
no dia 30 de março, o mandato do vereador Renato Cinco entregará a medalha Chiquinha Gonzaga para a jornalista Claudia Santiago. A atividade será realizada, às 18h30, no Espaço Plínio (Rua da Lapa, 107). Durante o evento, vamos saudar a luta feminista e conversar sobre a origem socialista do “Dia Internacional de Luta da Mulher”. (+)

 
 
 
 
Facebook
Twitter
Pinterest
 

Entre em contato:

Mandato do Vereador Renato Cinco, Rio de Janeiro, PSOL.
Câmara Municipal, Pça Floriano, s/n, Cinelândia. Gabinete 503 - Anexo.
Telefone: 3814 2026.

 

www.renatocinco.com